Terceiro dia da maior feira voltada para o setor profissional da América Latina trouxe
profissionais da Raphaël Perrier Paris para curso inédito de realidade aumentada para cabeleireiros
A atualização constante é mais do que necessária em diversas
áreas e já faz parte da rotina de quem é do ramo de salões de beleza e dos mais de 1.250.000
CNPJs registrados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB).
No terceiro dia da Hair Brasil 2022, maior feira voltada para o setor profissional de beleza da
América Latina, os visitantes puderam conhecer diferentes perfis de negócios e plataformas de
aprendizado e conexão B2B voltados especificamente para os cabeleireiros. Um dos grandes
destaques é o Grupo Laces, que trouxe um novo modelo de licenciamento para seu estande de
quase 140m2 na feira, dando a oportunidade de mais salões adquirirem o selo Bioma.
O projeto desenvolvido pela equipe da cosmetóloga e fundadora do grupo, Cris Dios, foca na conversão
de empreendimentos comuns em sustentáveis, com aplicação do ESG e conceito clean beauty
na prática, além de oferecer treinamento, consultoria e seus próprios produtos certificados pela
BDIH Certified Natural Cosmetics, IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos de
Agricultura Orgânica), Orgânico Brasil e Vegan Society.
Novidade no mercado, a Pró-Beleza, Sindicato dos profissionais da beleza e técnicas afins,
também lança o primeiro marketplace brasileiro para conectar marcas e profissionais do
mercado, além de disponibilizar conteúdo exclusivo e gratuito para o setor. A plataforma
Probelezaweb foi pensada durante a pandemia para dar mais capilaridade aos profissionais do
segmento e oferecer um canal direto com eles. “Não conseguimos recuperar o que perdemos,
mas faremos uma nova história”, ressalta Papilla Ribeiro, CEO da Probelezaweb.
Durante a Hair Brasil, o estande da Ecosmetics trouxe uma inovação internacional no campo da
aprendizagem profissional. Diretamente de Paris, cinco representantes da Raphaël Perrier,
conceituado salão na França, ministraram um curso para cabeleireiros usando óculos de
realidade aumentada. A partir de um software desenvolvido pela equipe de Laetitia Delgado e
Séverine Bezanson, os profissionais têm a chance de fazer a imersão em salas e módulos
educacionais para experimentar “na prática” novas técnicas e aprendizados do ofício. “Hoje em
dia é muito difícil motivar e ganhar o interesse da nova geração apenas a partir de cadernos,
livros e métodos considerados antigos, por isso buscamos fazer essa plataforma em que alunos
possam ter uma experiência e uma vivência enquanto ainda estão aprendendo, junto com o
acompanhamento de um professor e a ajuda da tecnologia”, comenta Laetitia.
Durante a experiência, o aluno coloca os óculos de realidade virtual e segura dois joysticks,
manuseando-os como se fossem as tesouras, escovas e demais materiais. É possível navegar
pelos menus interativos, percorrer todo o cenário de um salão de verdade – como a reprodução
de um dos endereços reais do Raphaël Perrier –, e treinar tanto a parte de recepção dos clientes,
até as técnicas de cortes e tratamentos, acompanhar as explicações e teorias animadas que
aparecem conforme o aluno percorre o passo-a-passo, recebendo avaliações constantes da
própria plataforma. “Quando não se entende o que se faz, não há como melhorar. Precisamos
ver para aprender, e aqui estamos propondo uma nova forma de pedagogia para esses profissionais poderem visualizar e realmente compreender o que leram por anos”, explica
Séverine.
Sobre o Autor
Jhonny Vaúna
Repórter e Influencer Jhonny Vaúna
Assessoria de Imprensa Nosso Play Cajamar com matérias, eventos, artistas, bastidores e colunista social @playcajamar